Literacia Financeira


A importância da literacia financeira

A literacia financeira é a capacidade que os consumidores têm para a tomada de decisões financeiras informadas, desde a gestão do seu orçamento familiar, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos financeiros adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais vantajosas.
As pessoas devem adquirir competências financeiras na sua vida o mais cedo possível e a escola desempenha um papel fundamental nesta educação.

Desenvolver as competências financeiras dos mais novos

A OCDE recomenda uma especial atenção aos jovens que, até aos 15 anos, ainda não desenvolveram conhecimentos muito sofisticados sobre a complexidade das finanças pessoais.
Mas os jovens começam a ter alguma consciência e sensibilidade do ambiente financeiro em que vivem com as suas famílias. Já efetuam as suas próprias compras e discutem com a família questões relacionadas com a gestão do orçamento familiar, já distinguem entre o que precisam e que gostaria de ter e alguns já ganham e poupam e, até já têm alguma experiência com produtos financeiros, como sejam contas bancárias.














Nenhum comentário:

Postar um comentário